sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dieta e alimentação - mitos e verdades

 As regras gerais para quem quer perder peso não são misteriosas: alimentar-se de forma saudável, várias vezes ao dia, aprender a controlar os impulsos e praticar exercícios físicos. Porém, dúvidas sempre aparecem quando conversamos e trocamos experiências com outras pessoas sobre dietas. Para eliminar parte dessas questões, conheça sete mitos e verdades que permanecem como pulga atrás da orelha de quem está em processo de emagrecimento:

O leite desnatado tem menos cálcio em relação ao integral?
Mito. O leite desnatado indica que ele tem menos gorduras em relação ao integral. Por apresentar menor teor de gorduras, o leite desnatado apresenta menos calorias. Dessa maneira, para ter uma alimentação mais saudável, controlando a quantidade de gorduras saturadas, de colesterol e de calorias, é melhor optar pela versão desnatada.

As gorduras fornecem mais calorias ao alimento?
Verdade. Os nutrientes que fornecem calorias ao alimento são os macronutrientes. Eles são os carboidratos, proteínas e gorduras. Cada grama de carboidratos ou proteínas fornece 4 calorias. Já as gorduras apresentam, por grama, 9 calorias, sendo as mais calóricas entre o grupo.

Cem gramas de maçã podem ter a mesma quantidade de calorias que 10 gramas de chocolate?
Verdade. A maçã apresenta maior quantidade de água, o que "dilui" os nutrientes. No chocolate, os nutrientes estão mais concentrados. Portanto, é mais saudável optar por alimentos ricos em água. Eles podem ser legumes, verduras e frutas. Por serem menos calóricos, podem ser ingeridos em maior quantidade, dando a sensação de saciedade.

Comer carboidratos à noite engorda?
Mito.
As calorias dos carboidratos são iguais as das proteínas ou das gorduras e o que provoca o ganho de peso é o excesso de calorias. Por isso, os carboidratos ingeridos à noite não podem ser os culpados pelos quilinhos extras ou pela dificuldade em emagrecer, mas, sim, a quantidade deles. Por isso, aposte nos alimentos com carboidratos complexos. Eles estão presentes nos alimentos integrais (arroz, farinha, aveia), nas verduras, legumes e frutas.

Este grupo ajuda a aumentar a glicemia lentamente, fazendo com que a fome demore mais a aparecer. Também é bom evitar os alimentos ricos em carboidratos e que apresentam baixa quantidade de água, como massa, pães e bolos. 

Pular refeições é uma boa forma de emagrecer?
Mito. Quando pulamos refeições, permanecemos em jejum por muito tempo, o que pode interferir na perda de peso. No entanto, um dos problemas pode aparecer na próxima refeição, pois a fome aumenta e nos impede de sermos seletivos em nossas escolhas. Outro detalhe: o ritmo do organismo acostumado a permanecer em jejum também muda e desacelera, o que pode prejudicar a queima de calorias dos alimentos ingeridos.

Sopa de repolho e suco de limão queimam gordura e aceleram o emagrecimento?
Mito.
Todo alimento que será metabolizado pelo organismo causa um gasto energético, mas isso não causa perda de peso. Não há alimentos que queimam gorduras.
O efeito das sopas na perda de peso deve-se ao fato de serem refeições pouco calóricas. No entanto, é preciso ter cuidado: elas são alimentos de absorção muito rápida, que não saciam por completo, podendo resultar na sensação de fome antes mesmo da próxima refeição.

Comer carne vermelha é ruim para a saúde e torna mais difícil a perda de peso?
Mito. A carne vermelha é um alimento muito importante para a nossa saúde, pois contém ferro que pode ser facilmente absorvido. Não há alimento ruim, há dieta mal feita.

Por isso, ao comer carne, é preciso se atentar à quantidade de gordura de cada alimento. Prefira as carnes mais magras. As que contém muita gordura tendem a ser muito calóricas e podem interferir no mau colesterol (LDL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário